O poder da aromaterapia no lar
O poder da aromaterapia no lar
Técnica natural que utiliza o aroma de diferentes óleos essenciais extraídos de plantas, flores e raízes para estimular partes do cérebro, a aromaterapia é, de modo geral, a cura através do cheiro. Capaz de desencadear uma série de sentimentos e reações para curar, prevenir ou amenizar uma dor ou doença, ela pode ser aplicada através da massagem e automassagem, ou por meio da inalação dos óleos essenciais. Mas além do uso pessoal, a aromaterapia também pode ser aplicada no lar, contribuindo para criar um ambiente leve, saudável e (é claro) muito cheiroso.
Como é bom entrar em casa e sentir bem-estar e conforto! Mais do que nunca, é tempo de explorar outros sentidos na casa, sejam eles sensoriais, sejam simbólicos. E os óleos essenciais podem contribuir para ampliar e difundir essa sensação, trazendo à tona boas lembranças, tranquilidade e, até mesmo, nostalgia. Eles podem ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse, melhorar a insônia, asma e resfriados, promover o bem-estar, combater a presença de ácaros, fungos e bactérias e, até mesmo, fortalecer as defesas do corpo. Mas, como cada óleo possui um propósito, é essencial saber qual sentimento ou sensação pretende-se despertar naquele ambiente e, então, utilizar o aroma adequado para este fim.
Confira algumas dicas de aromas indicados para cada ambiente:
Sala
É o local de reunião, de distrações e interações. Por isso, deve favorecer o bem-estar e o aconchego. São indicados os óleos de canela (para aquecer o ambiente), de mandarina (para bem-estar e sensação de alegria) e de lavanda (ideal para ambientes compartilhados, pois equilibra o sistema nervoso central e reduz o estresse).
Cozinha
É um local de prazeres, alegria e momentos nostálgicos. Óleos de laranja (que estimula o apetite e alivia o nervosismo), cravo e citronela (que espantam insetos) e cardamomo (que é revitalizante e refrescante), dentre outros, são indicados.
Banheiro
É o local onde as impurezas são mandadas embora, por isso pede cheiros de limpeza e pureza, como pinho (antisséptico, desodorizante e desinfetante), limão (refrescante e bactericida), chá verde (antimicrobiano e eficaz para eliminação de fungos) ou laranja (refrescante e dá sensação de limpeza).
Quartos
São os cômodos mais particulares, onde relaxamos. Lavanda (ação calmante e sedativa), manjerona (relaxante e combate a insônia), camomila (ajuda no combate à ansiedade) e canela (ação afrodisíaca e aquece o ambiente) são óleos indicados para estes ambientes.
Para aplicar a aromaterapia em casa é simples: basta utilizar os óleos em um infusor ou pingá-lo em bolas de algodão, deixadas em recipientes sobre os móveis. Nas duas formas, o aroma evapora e espalha-se no ambiente. Velas aromatizadas, apesar de nem sempre possuírem óleos essenciais, também exalam aromas e, juntamente com a chama, podem contribuir para o aconchego no lar.
Gostou das nossas dicas? E para ter ambientes confortáveis como você merece, agende já um projeto com nossos especialistas. Eles estão prontos para projetar a casa como você quer.
Fonte: www.casa.abril.com.br / blog.cyrela.com.br/aromaterapia